Ilha do Mel – um lugar paradisíaco
A Ilha do Mel Foi tombada em 1975 pelo Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e em 1992, a UNESCO elevou a Ilha a condição de Reserva da Biosfera. Aproximadamente 95% da sua área é considerada de preservação ambiental.
Como chegar: Pela BR 101 fomos em direção a Matinhos, entrando no acesso de Garuva. Atravessamos o ferry-boat e fomos para Pontal do Sul, para o terminal de embarque, de onde saem os barcos em direção a Ilha.
Importante: Na ilha não possui bancos e nem farmácias. Existe um posto de saúde e um de polícia florestal.
Onde ficamos: Ficamos hospedados na Pousada Pôr do Sol, uma excelente pousada com opções de ver o Mar de dentro ou a praia do Istmo, local onde nosso apartamento dava de frente para o mar. Como ficamos em um apartamento isolado,para tomar café da manhã andávamos 200 m até a pousada. O apartamento é simples e aconchegante. Possui toda a estrutura de cozinha, tv por assinatura, cama box e um deck incrível de frente para o mar. O café da manhã é simplesmente delicioso.
Tel: 55 (41) 3426-8009
Cel: 55 (41) 7816-2223
O que curtimos:
Além das várias caminhadas pelas praias, visitamos dois dos pontos turísticos da ilha, mesmo com chuva, vento e frio.
Fortaleza Nossa senhora dos Prazeres: Construída em 1767 para proteger o Brasil de ataques espanhóis, a fortaleza mostra em sua edificação e praça de canhões, como era a vida naquela época. Uma boa opção é subir o mirante, uma caminhada de 500 metros, que oferece a vista da praia e do grande oceano, bem como a praça de bateria anti-aérea.
Farol das Conchas:Construído em 1870 pelo Rei Dom Pedro II, desde 1872 e até hoje orienta os navegantes na baía de Paranaguá. Lá de cima do farol se vê a Praia de Fora e a Praia do Farol, com uma vista fantástica do mar de fora.
Dicas: Leve repelente, protetor solar e muita disposição para caminhar. Uma boa opção é alugar uma bicicleta