Chapada dos Guimarães – MT
Já foi considerado o maior município do mundo, devido ao seu território anterior com cerca de 269 mil km². O município de Chapada dos Guimarães deu origem a municípios como Alta Floresta, Colíder, Sinop, Nova Brasilândia, Paranatinga e outros. Possui vários pontos turísticos como, por exemplo, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas em meio a uma natureza típica de cerrado, vegetação predominante na cidade.
Como chegar: Para chegar em Chapada dos Guimarães, saímos de Cuiabá e seguimos pela BR, pois fica apenas a 50 km de Cuiabá.
Onde ficamos: Ficamos hospedados no Hotel Presidencial, próximo ao distrito industrial. O Hotel possui bons apartamentos com camas box e chuveiro com aquecimento. O Café da manhã tem a característica de café colonial. A cozinha funciona até as 22 horas, fazendo pratos a la carte. A piscina e a área de lazer proporcionam bons momentos e uma opção ótima para happy hour.
Av. Fernando Correa da Costa, 8700 reservas@hotelpresidencial.com.br Telefone: (65)3611-2800
Site: www.hotelpresidencial.com.br
O que visitamos: A Chapada dos Guimarães, o Portão do Inferno, a Salgadeira e os mirantes dos paredões.
A Chapada dos Guimarães tem tem vários atrativos turísticos: 46 sítios arqueológicos; dois sítios paleontológicos; 59 nascentes; 487 cachoeiras; 3.300 km² de Parque Nacional; 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental; duas reservas estaduais; dois parques municipais; duas estradas-parque; 157 km de paredões; 42 imóveis tombados pelo Iphan; 38 espécies endêmicas.
Impressionante: O Portão do Inferno é impressionante, principalmente na brincadeira do carro que sobe “puxado” pelo portão, ao invés de descer estando em ponto morto.