Pompéia
Para quem está passeando pela Europa, em específico em Roma, e tem disponibilidade de um dia para um passeio extra, deve ir visitar Pompéia. É inimaginável o que será visualizado, sendo o ponto mais impactante as pessoas petrificadas encontradas pelos arqueólogos, na forma como estavam tentando se proteger das cinzas, lavas e nuvens de gás. Muitos pontos ainda não estão abertos para visitação, mas já se consegue visualizar boa parte da cidade, com suas pinturas e artes originais da época. Pompéia é Patrimônio Cultural da Unesco.
Como chegar: Saímos de Roma de trem. O ideal é sair bem cedo, pegar o trem das sete horas da manhã, para chegar cedo. Existem trens mais rápidos e outros mais lentos, dependendo da operadora que escolher.
Ao desembarcar na Estação Central de Nápoles, siga as setas para a ferrovia regional EAV (antiga Circumvesuviana), que sai da estação Napoli Garibaldi. Lá será feito uma troca para trens da linha suburbana, e você terá que comprar o bilhete. Este percurso leva em torno de 40 minutos. Existem quatro estações chamadas “Pompei”. Para descer direto na certa, pegue o trem na direção Sorrento e salte em Pompei Scavi – Villa dei Misteri.
Dica: Verifique os horários de retornos dos trens. Na entrada, pegue os panfletos e mapas da cidade ou alugue um guia eletrônico.
Curiosidade: A cidade parece com os filmes sobre os últimos dias de Pompéia e da área central se consegue ver o Vulcão Vesúvio no horizonte.
Onde ficamos: Ficamos hospedados em Roma (ver post)
O que visitamos: Visitamos todo o percurso de Pompéia – Para ver tranquilo você precisará de pelo menos quatro horas.
Onde comemos: Na lancheria do sítio.