Roma

Panteão – Templo de todos os Deuses

Como chegar: Saímos do hotel após o café da manhã. Fomos em direção a Piazza della Rotonda.

O Panteão (Templo de todos os Deuses) é o monumento melhor conservado da arquitetura romana antiga. Gigante, imponente e silencioso, passou através de todas as épocas da nossa história. Conheceu a Roma antiga, medieval, papal, renascentista, até se tornar o protagonista indiscutível da Roma capital, quando foi escolhido, pelos Reis da Itália unificada, como sacrário do novo reino.

Está localizado bem no centro da cidade, na praça da Rotonda. Seu  interior tem 43,40m de diâmetro e uma espécie de “olho”, por onde entram luz e ar, na parte de cima, chama bastante a atenção do visitante; além disso, o belo piso do templo é quase todo original. No local ainda repousam os corpos de personalidades como o pintor Raffaello e o primeiro rei da Itália, Vittorio Emanuele II de Saboia.

O melhor horário para visitação é mais cedo, para evitar a multidão, já que é um ponto turístico muito procurado.

Dica: Uma ótima opção é comprar um mapa, sair cedo do hotel, pegar o metrô  e bater pernas para conhecer os lugares. Em algumas lanchonetes do centro o valor para lanchar sentado é diferente do valor para comer em pé.

Onde comemos: Almoçamos em vários lugares, procurando ficar próximo dos locais de visitação, retornando para o hotel somente a noite.

Principal: Roma
Imperdível:  Fontana di Trevi
Imperdível:  Prisão Mamertina
Lindíssimo:  Castelo de Santo Ângelo
Imperdível:  Vaticano

Histórico e intrigante: Pompéia