Mariana 

" Mariana é um município do estado de Minas Gerais. Foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas. Foi no século XVII uma das maiores cidades produtora de ouro para a coroa Portuguesa. Vale lembrar que Mariana tornou-se a primeira capital por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse a maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade. Sua visita é imperdível.

 

    Como chegar: Para chegar em Ouro Preto, fomos de avião até o aeroporto de Confins, onde alugamos um carro para circularmos na região. Saímos de carro para Mariana.

Onde ficamos:

Em Ouro Preto, local centro de nossa viagem, ficamos hospedados no "Hostel Sorriso do Lagarto". é muito charmoso e nos colocam bem a vontade. Possui quartos para casais e coletivos. O café da manhã é simples mas muito gostoso. possui internet e cozinha completa para os hóspedes. É uma localização privilegiada, ficando a só 150 m da Praça Tiradentes, o coração da cidade.

Rua Conselheiro Quintiliano, 271 - Centro (31) 3551-4811

e-mail: ouropreto@osorrisodolagarto.com.br

O que visitamos: Saímos de Ouro Preto e fomos para Mariana, onde visitamos:

Mina da Passagem (Ouro) - Impressionante

É a maior mina de ouro do mundo, aberta para visitação. Ela Tem 315m de extensão e 120m de profundidade, com um lago natural. Descemos por um carrinho movido a motor e cabo de aço. É gigante, parece uma cidade Ingresso no local.

Igreja São Pedro dos Clérigos - Majestosa

É datada da segunda metade do século XVIII. O interior é bem simples e seu acervo de artes sacras transferido para o museu Arquidiocesano. Merece destaque o altar-mor em cedro e um dos maiores santos-do-pau-oco de Minas. Da torre se tem uma bela vista da cidade e dos gigantes sinos, datados de 1921.  Fica no largo de São Pedro.

Cachoeira do Brumado - Imperdível

O distrito está a 27 km do centro de Mariana e o seu destaque além da culinária, artesanato é a Cachoeira, de mesmo nome do distrito. Junto encontramos a fabricação da famosa panela de pedra. Tem lojinha para venda. No caminho também encontra-se fabricantes de tapetes de sisal.

Praça de Minas Gerais - Um retorno ao passado

Na Praça encontram-se quatro monumentos históricos da cidade: a antiga Casa da Câmara e Cadeia, Igreja São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora do Carmo e o Pelourinho.

Pelourinho - Impressionante

Estas construções serviam como Marcos de Jurisdição. Neles eram castigados os infratores. O pelourinho original de Mariana foi executado por José Moreira Matos em 1750 e demolido em 1871. O atual foi construído na década de 1970. Tem no alto um globo simbolizando as conquistas marítimas portuguesas. O braço esquerdo sustenta uma balança, representando a justiça. O direito segura uma espada, ou seja, a condenação. Ao centro está o Brasão Português.

Igreja São Francisco de Assis - Lindíssima

Na igreja estão os restos mortais de Mestre Ataíde (sepultura 94, no chão), nascido em Mariana. São do artista as pinturas da nave e da sacristia, além das três imagens da Paixão (tabernáculo, altar-mor e altar de Santa Isabel). Os púlpitos em pedra-sabão são atribuídos a Aleijadinho, que deixou clara sua influência nas sineiras e risco da fachada. Sua construção se estendeu de 1762 a 1794.

Igreja Nossa Senhora do Carmo - Lindíssima

Surgiu a partir de um pequeno templo erguido em 1759. Teve suas obras iniciadas em 1783, só concluídas no século seguinte.  A igreja foi quase completamente destruída por um incêndio em janeiro de 1999, quando sua restauração total estava prestes a ser concluída. O teto, pintado pelo famoso mestre Francisco Xavier Carneiro, desabou. O altar-mor não foi consumido pelas chamas. A fachada, o telhado e as paredes internas foram recuperadas.

Casa da Câmara e Cadeia -Imperdível

O prédio contém  dois pavimentos, várias salas e um plenário para reuniões dos vereadores e para julgamentos (sempre no segundo andar), sendo que no primeiro pavimento ficava a cadeia e a guarda. Pode-se visitar e ver as grades das celas.

    

       Você é o visitante no.: contador de acessos

                   

                           Dicas ou sugestões nos envie com a autorização para a publicação. 

                                                               Informações Turísticas: (0xx31) 3558-5455

 

(Clique na foto para ampliá-la)

Início da descida para a Mina.

descida para a Mina.

Juntos na mina da passagem.

Altar dentro da mina, para proteção aos mineiros.

Mina da Passagem

igreja São Pedro dos Clérigos.

Igreja São Pedro dos Clérigos.

Igreja São Pedro dos Clérigos.

Sinos da torre da Igreja.

Torre do sino com vista da cidade.

Sino datado de 1921.

Sino da Igreja São Pedro dos Clérigos

Vista da Câmara.

Câmara e Cadeia

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Na Igreja tinham bancos nas janelas para conversas.

Água Benta da Igreja São Pedro dos Clérigos.

Artesanato local

Fábrica de Panelas de Pedras.

Cachoeira do Brumado.

Cachoeira do Brumado.

Entrada da Mina.

Descendo para a mina da passagem.

Olha o tamanho dessa mina.

Mina da Passagem - lago ao fundo.

Mina da Passagem

Igreja Nossa Senhora do Carmo.

A cadeia ficava no primeiro piso.

Câmara e cadeia.

Igreja São Francisco de Assis, visto da cadeia.

Praça Minas Gerais

Pelourinho. O ser humano é indecifrável.

Igreja de São Fco. de Assis.

Túmulo 94 - Mestre Ataíde

Um dos altares da Igreja.

Igreja São Fco. de Assis - o chão possui túmulos.

Igreja São Fco. de Assis

Hora de recarregar as energias com o almoço.

Restaurante onde almoçamos.

Praça principal com restaurante ao fundo.

 

Por Carlos Dutra
Fonte: Wikipedia, site oficial e anotações pessoais.